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100 dias da nova gestão do COB: reestruturação, inovação e foco em Nação Esportiva

Administração liderada por Marco La Porta e Yane Marques celebra conquistas e desafios dos primeiros meses à frente do Comitê Olímpico do Brasil

Por Comitê Olímpico do Brasil

25 de abr, 2025 às 16:02 | 4 min de leitura

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Foto: Rafael Bello/COB

Os primeiros 100 dias da nova gestão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) foram marcados por um ritmo intenso de trabalho e uma série de iniciativas voltadas à modernização da entidade, ao fortalecimento do esporte olímpico nacional e à criação de um ecossistema sustentável para o desenvolvimento de atletas e confederações. Sob a liderança do presidente Marco La Porta e da vice-presidente e medalhista olímpica Yane Marques, o COB promoveu uma revisão de processos internos, lançou novos programas estratégicos e aproximou-se de parceiros públicos e privados.

 

Entre os principais destaques está a criação do Programa de Suporte às Confederações, que garante um apoio financeiro contínuo e transparente às entidades filiadas. “Assumimos com o compromisso de colocar o COB como o líder de um diálogo entre todos os envolvidos no Movimento Olímpico em prol do crescimento do esporte brasileiro, e esses primeiros 100 dias foram apenas o começo desse trabalho”, destacou La Porta durante Assembleia Geral do COB nesta sexta-feira (25/04), data que marca os 100 dias da gestão.

 

“Estamos construindo uma relação de confiança e eficiência com as Confederações, principalmente aquelas que enfrentam dificuldades. É um passo fundamental para garantir que nossos atletas tenham condições de competir em alto nível”, explicou o presidente.

 

A elaboração de um novo Planejamento Estratégico e a revisão orçamentária também foram prioridades. Com o incentivo a uma cultura de gestão disciplinada e eficiente dos recursos, o COB conseguiu reequilibrar o orçamento já para 2025.

 

Outro ponto de destaque foi a criação de unidades administrativas em São Paulo e Brasília, aproximando o COB das principais oportunidades de negócios e articulações políticas. Além disso, um Grupo de Trabalho para a Revisão Estatutária foi formado para modernizar a estrutura da entidade. Também no sentido de modernização, foi contratada a consultoria da Deloitte para reorganizar a estrutura interna do COB, revisar o plano de cargos e salários vigente e otimizar o fluxo de trabalho.

 

Yane Marques, primeira mulher a ocupar a vice-presidência do COB, celebrou a diversidade de ações nesses primeiros meses da gestão, com destaque para as mudanças no programa de modalidades dos Jogos da Juventude. “Termos o futsal e o remo virtual na competição é uma forma de ampliar horizontes e descobrir talentos em diferentes contextos. Queremos mostrar para o jovem brasileiro que há um caminho no esporte, independentemente da modalidade”, comentou a medalhista olímpica de bronze no pentatlo moderno em Londres 2012.

 

A inovação também esteve presente com o lançamento da Time Brasil Media House, em parceria com a Play9, a renovação da identidade visual do Time Brasil e a criação da Corrida Time Brasil. Nos próximos meses, a gestão promete intensificar o diálogo com stakeholders do Movimento Olímpico, expandir programas de certificação de Centros de Treinamento e investir em iniciativas de governança e transparência. “Temos muito trabalho pela frente, mas estamos confiantes de que estamos no caminho certo para contribuirmos ativamente na transformação do Brasil em uma verdadeira Nação Esportiva”, concluiu La Porta.

 

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Assembleia Geral

Além da pauta informativa sobre as grandes ações nos 100 dias de gestão, a Assembleia Geral debateu outros temas importantes. Foi aprovada a filiação das Confederações Brasileiras de Beisebol e Softbol, de Cricket, de Futebol Americano e de Squash, gestoras de modalidades que estarão no programa olímpico em Los Angeles 2028. A prestação de contas do exercício anterior e o novo planejamento estratégico para o ciclo 2025-2028 também foram aprovadas por unanimidade.

 

Durante a reunião de trabalho realizada nesta quinta-feira (24/04) com membros do Conselho de Administração, Comissão de Atletas do COB (CACOB) e presidentes de Confederações filiadas, também foi informado que o COB dará uma ajuda de R$ 130 mil para que a Confederação Brasileira de Escalada possa realizar a etapa da Copa do Mundo da modalidade, em Curitiba, de 16 a 18 de maio. Esse repasse já é parte do novo Programa de Suporte às Confederações, que tem como objetivo criar um sistema de apoio financeiro contínuo para as Confederações filiadas ao COB, com transparência e controle sistêmico. Além disso, foi formado o Comitê de Assessoramento para a candidatura Rio/Niterói para os Jogos Pan-americanos 2031. A Comissão Desportiva Militar também participou do encontro para informar sobre os projetos que podem ser realizados em parceria com o COB e Confederações.

 

100 dias de gestão

O resumo abaixo organiza e explica as principais ações realizadas nos cem primeiros dias da nova gestão do Comitê Olímpico do Brasil (COB):

 

• Programa de Suporte às Confederações: O programa tem como objetivo criar um sistema de apoio financeiro contínuo para as Confederações filiadas ao COB, com transparência e controle sistêmico, priorizando as entidades filiadas que estejam impedidas quanto ao recebimento de recursos das loterias e prevenindo novas ocorrências de mesma natureza;

 

• Elaboração de Novo Planejamento Estratégico: A criação de um novo plano estratégico é fundamental para definir os rumos e as prioridades da gestão para os próximos anos, abrangendo todas as áreas do COB;

 

• Revisão Orçamentária: Implementação de uma cultural organizacional de administração disciplinada e eficiente dos recursos financeiros. Apresentação dos novos conceitos a serem empregados na montagem e controle do orçamento, evitando desperdícios e garantindo a sustentabilidade a médio e longo prazo. Desta forma, o COB conseguiu reequilibrar o orçamento da entidade já para 2025.

 

• Criação de unidades administrativas nas cidades de São Paulo e Brasília: Aproximar a entidade das oportunidades de negócios, mobilizando e articulando ações com o seu público, bem como com os Governos e parceiros privados para promover mudanças em políticas públicas de interesse do Movimento Olímpico Nacional.

 

• Estudo para Reforma do Estatuto: Foi constituído um Grupo de Trabalho de Revisão Estatutária, com o objetivo de modernizar a estrutura e o funcionamento do COB, adaptando-o às novas demandas e desafios do atual cenário esportivo;

 

• Consultoria da Deloitte: Reorganizar a estrutura interna do COB, revisar o plano de cargos e salários vigente e otimizar o fluxo de trabalho, a comunicação e a eficiência das diferentes áreas da entidade.

 

• Desenvolvimento de parceria com o CFO (Centro Olímpico de Fortaleza): A formalização desta parceria visa otimizar o uso de infraestrutura esportiva existente e promover o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em diferentes regiões do Brasil. Além disso, o COB desenvolve um projeto de certificação dos Centros de Treinamento do país;

 

• Pesquisa Great Place To Work: Avaliação do clima organizacional do COB a fim de desenvolver um ambiente ainda mais confortável de suporte aos colaboradores aliado a uma revisão da estrutura organizacional e do orçamento do RH;

 

• Aprovação pelo Ministério do Esporte de captação via Lei Federal de Incentivo ao Esporte para os Jogos da Juventude: Possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda para projetos aprovados pelo ME;

 

• Definição do Programa Olímpico de Patrocínio: Programa de redistribuição para as Confederações Olímpicas Brasileiras de recursos próprios do COB obtidos através de patrocínios e parcerias;

 

• Corrida Time Brasil: Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover uma maior integração entre o Movimento Olímpico e a atividade física regular, o COB lançou uma corrida de rua a ser realizada no dia do aniversário da entidade, com o percurso dentro do Parque Olímpico da Barra e participação de atletas olímpicos;

 

• Criação da Time Brasil Media House: COB e Play9 se uniram para o desenvolvimento de projeto inovador que tem como principal finalidade integrar as estratégias de criação e distribuição de conteúdo próprio produzido pelo COB em seus canais digitais, como redes sociais, plataformas de vídeo e streaming;

 

• Nova marca do Time Brasil: A renovação da identidade visual do Time Brasil busca fortalecer a marca e criar um senso de unidade e pertencimento entre os atletas e os torcedores;

 

• Inclusão do futsal e do remo virtual nos Jogos da Juventude: A adição de novas modalidades aos Jogos da Juventude busca ampliar a participação e oferecer mais oportunidades para jovens talentos.

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