Parque Time Brasil é marco histórico fora da cidade-sede dos Jogos Olímpicos
Fan fest inédita do COB, realizada de 20 de julho a 11 de agosto no Parque Villa-Lobos, cria experiência transformadora com o esporte olímpico que deverá ser replicada pelo COI em outros países
Mais de 150 mil pessoas estiveram na Arena Parque Time Brasil para celebrar os Jogos Olímpicos - Foto: Danilo Fernandes/Fotop
O 1° Festival Olímpico Parque Time Brasil conclui sua missão depois de 23 dias com uma programação intensa que agitou a cidade de São Paulo misturando arte, cultura, entretenimento, esporte e gastronomia no Parque Villa-Lobos.
Idealizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, organizada em parceria com o DC Set Group e produzida com a Deponto Agência, a fan fest pioneira movimentou mais de 150 mil pessoas de forma direta na arena e mais de 1,2 milhão de pessoas no Parque Villa-Lobos, entre 20 de julho e 11 de agosto.
A emoção arrebatou o público, que se divertiu com shows de artistas consagrados da MPB, clínicas esportivas gratuitas, ativações olímpicas, gastronomia multicultural e interação com ídolos do esporte e atletas do Time Brasil.
“O projeto Parque Time Brasil foi inovador em muitos aspectos e teve o mérito de ir ao encontro do que temos proposto: aproximar o Movimento Olímpico do fã e da sociedade. Felizmente, o retorno do público foi excelente e comprovou o bom trabalho feito entre o COB e seus parceiros e a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
“O projeto foi um sucesso, marco absoluto de fan fest no mundo. O COB acreditou na ideia junto conosco, recebemos o aval do COI e entregamos um evento inédito com o apoio espetacular dos nossos patrocinadores. Atingimos mais de 150 mil pessoas de forma direta na arena e mais de 1,2 milhão de visitas no parque. Depois dos Jogos do Rio 2016, foi o maior evento olímpico realizado no país. Cuidamos de acessibilidade, sustentabilidade e de todos os serviços que garantiram uma experiência única para o público”, avalia Daniel Pignaton Azevedo, CEO da Deponto Agência.
“Há quase um ano, embarcamos na visão inovadora do Comitê Olímpico do Brasil de criar uma experiência inédita para o maior evento esportivo do mundo. Com os parceiros certos, cumprimos a missão de realizar um evento de excelência que entra no mapa dos Jogos Olímpicos e cumpre a missão de ampliar a relação do brasileiro com mais esportes. O ciclo olímpico só tem a ganhar com o envolvimento de mais famílias, torcendo por cada vez mais atletas. Incentivando ainda mais a formação de Isaquias, Bias, Rebecas, entre outros expoentes”, assinala o CEO do DC Set Group, Rodrigo Mathias.
“Ser parceira do COB neste projeto é um motivo de celebração. No Parque Time Brasil, trouxemos Paris a São Paulo. Oferecemos uma experiência esportiva, cultural e social para os torcedores, ampliando a vivência dos Jogos Olímpicos aqui no Brasil. As Loterias Caixa investem no esporte brasileiro, desde a base até o alto rendimento, acreditando que o esporte é um instrumento de transformação social, capaz de promover a inclusão, a saúde e o bem-estar das pessoas”, ressalta Kleber Coelho Paz, superintendente nacional de Loterias de Prognósticos das Loterias Caixa, patrocinadora diamante do festival.
Confira os principais destaques e números do Parque Time Brasil:
- A fan fest olímpica recebeu mais de 150 mil visitantes no período, tanto na arena central onde aconteceram os shows e as ativações, quanto nas clínicas esportivas gratuitas. Já o Villa-Lobos recebeu mais de 1,2 milhão de visitas durante o evento. O festival ocupou uma área aproximada de 30 mil m2 do parque.
- As clínicas gratuitas de basquete e atletismo tiveram mais de 14 mil inscrições, entre crianças, adolescentes e adultos, com aulas durante quase todos os dias do festival. A cantora Zélia Duncan integrou a programação esportiva com sua tradicional caminhada-corrida solidária (3, 5 e 10 km) que reuniu 2.200 pessoas, com largada e chegada na Arena Parque Time Brasil e show da artista com Fernanda Abreu e Liniker como convidadas.
- Patrocínios e ativações com 11 marcas que investem continuamente no esporte: Loterias Caixa, Corona, Powerade, Smart Fit, Havaianas, Vivo, Medley, Coca-Cola, Monster, Matte Leão e Carrefour. Além de 6 parcerias de mídia: TV Globo, Sportv, Transamérica, Eletromídia, UOL e Meta.
- As 12 horas diárias de atrações incluíram a transmissão ao vivo de um total de 570 horas de conteúdos olímpicos em 7 megas paineis de LED de alta resolução. Dentre as quais as principais competições em que os atletas do Time Brasil estiveram em ação, além dos grandes momentos desta edição como as cerimônias de abertura e encerramento, as maratonas, os brasileiros no pódio, o cenário da rena do vôlei de praia com a Torre Eiffel ao fundo, a beleza das ondas em Teahupoo, a plasticidade hipnotizante do skate, o estreante breaking, as tradicionais provas de atletismo e natação, o perfeccionismo das ginásticas e dos saltos ornamentais, as finais de basquete, vôlei de quadra, boxe, vela e outras tantas modalidades.
- A Arena Time Brasil recebeu cerca de 60 atletas, ex-atletas e ídolos do esporte, que compartilharam suas histórias em 22 horas de conteúdo olímpico: Fofão, Maurício Lima e Márcia Fu (vôlei); Ricardo Prado, Thiago Pereira e Xuxa (natação); Fabiana Murer (atletismo); Douglas Vieira e Henrique Guimarães (judô); Alexandre Welter e Lars Björkström (vela); Maicon Siqueira (taekwondo); Victor Mirshawka e Marta Sobral (basquete); entre outros.
- Outros números do festival: mais de 530 toneladas em equipamentos e estrutura; 14 mil empregos diretos e indiretos; mais de 3.400 estudantes de 12 ONGs e escolas do ensino fundamental e médio (privadas e públicas) visitaram o evento; plantio de 20 árvores no entorno do Parque Villa-Lobos; gestão de 15 toneladas de resíduos.